Decorre até ao dia 17 de março de 2017 uma nova edição do concurso «7 dias, 7 dicas sobre os media», uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Comissão Nacional da Unesco (CNU), a Fundação PT e a Presidência do Conselho de Ministros.

Este concurso convida à produção de dicas sobre os media, em suporte digital, com o objetivo de fomentar na comunidade educativa, particularmente nos alunos, o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor.

Consulta  aqui  o regulamento.

Exemplos de vídeos aqui.

 

No âmbito do Projeto de Promoção de Leitura em Família, o Plano Nacional de Leitura lançou no ano letivo de 2007-2008 uma proposta para a Educação Pré-Escolar, pública e privada, designada Leitura em vai e vem.

Conheça o projeto aqui.

 JÁ SEI LER

O Projeto Já Sei Ler é dirigido ao 1º Ciclo do Ensino Básico em que a leitura circula entre a escola e casa, podendo envolver toda a família. Promove a troca de leituras e realça a importância de registar o que já foi lido e que pode ser partilhado entre alunos, pais e professores.

Conheça o projeto aqui.

 PROJETO SOBE

Por, nos nossos dias, serem inquestionáveis as interdependências nos planos da saúde, dos cuidados de higiene e da promoção da literacia, a Direção-Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares, protocolaram uma colaboração estreita no âmbito da Prevenção da Saúde Oral em Portugal, formalizado por um novo Projeto SOBE, que representa a imbricação natural entre a Saúde Oral, a Literacia e o universo das Bibliotecas Escolares – Saúde Oral, Bibliotecas Escolares.

Conheça o projeto aqui.

http://www.sobe.pt/